O projeto educativo do Colégio Saint Daniel Brottier
O projeto educativo tem por base uma relação pedagógica personalizada com o princípio fundamental de olhar, amar e conhecer cada criança e acompanhá-la a exponenciar as suas potencialidades e uma real diferenciação pedagógica, com uma ação educativa centrada no trabalho diferenciado de cada aluno e não no ensino expositivo do professor.
O projeto educativo do Colégio Saint Daniel Brottier privilegia igualmente o domínio da língua inglesa, com aulas diárias de inglês, preparando os alunos para o mundo atual que é global, intercultural e de mobilidade internacional.
Para mais detalhes sobre este modelo, leia sobre o nosso projeto educativo.
Um modelo pedagógico para o séc. XXI
O que nos diferencia?
O Colégio Saint Daniel Brottier distingue-se por um modelo pedagógico sócio construtivista de inspiração no Movimento da Escola Moderna, que dá resposta aos desafios da aprendizagem da criança do século XXI, e no qual o lado humano da educação, centrado no valor da relação aluno professor, é privilegiado.
Porquê?
É um modelo pedagógico:
Centrado no percurso de aprendizagem da criança, em interação social:
- A curiosidade de cada criança é o ponto de partida para a sua aprendizagem.
- As interações entre os alunos são reconhecidas como promotoras de competências e do desenvolvimento pessoal e social.
- A aprendizagem da criança é feita a partir de casos concretos da sua vivência quotidiana e da realidade atual.
- São utilizadas estratégias de diferenciação pedagógica para cada aluno, destacando-se, entre outras, o tempo de estudo autónomo em horário escolar, momento por excelência para o professor, em sala de aula, acompanhar e potencializar o desempenho de cada criança individualmente, preparando materiais e tarefas específicas.
- Através de uma gestão flexível do percurso de cada aluno, de forma a atingir as aprendizagens previstas no currículo nacional em vigor. Neste percurso, a criança pode evoluir para propostas mais desafiantes, de outros anos de escolaridade, ou recuperar conteúdos em que demonstra mais dificuldade.
Em que as crianças são parte ativa no processo aprendizagem:
- Na construção da agenda semanal da turma, em que as próprias crianças propõem, sob a orientação do professor, determinada atividade ou a abordagem de um tema, relativas ás áreas curriculares previstas em horário escolar.
- Através de trabalho em projetos e de momentos de trabalho em grande grupo, a pares ou pequenos grupos, com momentos de partilha, por cada criança, de diferentes conteúdos de aprendizagem. São propostos a partir da iniciativa de uma ou mais crianças, e que vão ao encontro de um dos objetivos do currículo nacional.
Que promove a autonomia dos alunos:
- Incentivando a que cada um tenha o gosto de se responsabilizar na realização nas atividades desenvolvidas.
- Através da organização de cada sala, com os materiais dispostos de forma acessível a cada criança.
- Através da utilização e preenchimento das listas de verificação de conhecimentos: em que o aluno vai marcando quais os objetivos que já conseguiu alcançar ao longo do ano.
Que reforça a auto estima positiva:
- Valorizando as conquistas de cada um no seu percurso de aprendizagem, incentivando a fazer mais e melhor, a cada momento.
- Envolvendo cada aluno no planeamento e gestão das atividades.
Que promove a capacidade de comunicação do aluno:
- Os saberes e as aprendizagens dos alunos são partilhados e divulgados pelos demais, através da comunicação de projetos, do trabalho em grupos ou a pares e dos conselhos de grupo.
Que aposta em AULAS DIÁRIAS da língua inglesa, desde os 3 Anos:
- Por considerarmos que atualmente o domínio da língua inglesa é fundamental, a aprendizagem da língua inglesa é feita diariamente pelos nossos alunos, desde o pré-escolar até ao 6º ano. O Colégio, como Centro Oficial de Exames da Universidade de Cambridge, possibilita, ainda, a certificação anual das aprendizagens nos vários níveis, de acordo com o sistema da Universidade de Cambridge.
Em que se constrói uma avaliação formativa:
- A avaliação que acontece de forma natural para a criança, sendo utilizada como potenciadora das aprendizagens. Tem a participação direta dos alunos em todas as fases, na determinação dos objetivos do trabalho desenvolvido e no planeamento da ação.
- É dado semanalmente um feedback da turma e do professor a cada aluno, relativamente ao seu desempenho, de forma a que possa melhorar a sua aprendizagem na semana seguinte, com a interacção entre alunos e com o acompanhamento do professor.
Em que existe uma interação real entre a escola/família:
- A possibilidade dos Pais visitarem diariamente a sala dos seus filhos.
- Comunicação aos Pais dos projetos e trabalhos que a turma ou a criança está ou esteve a desenvolver.
- Através da disponibilidade permanente das professoras titulares para esclarecimento de dúvidas e questões que surjam com o seu educando.
- Pelo envolvimento dos pais e da comunidade no desenvolvimento dos projetos da sala.
- Reuniões periódicas com os Pais.